A Prefeitura Municipal de Lajes vem por meio desta, esclarecer algumas dúvidas quanto ao prazo de reforma das escolas, que foram levantadas após comunicado oficial de aulas remotas pelas próximas duas semanas.

É preciso registrar que recebemos as escolas com diversas demandas de manutenções emergenciais, que foram feitas em 2021. Entretanto, a realidade estrutural dos prédios remetia à necessidade de uma manutenção geral, tirando de nós a cogitação de realizar mais uma simples manutenção para retorno das aulas em 2022. A Gestão Municipal decidiu trabalhar para concretizar aquilo que realmente era necessário, se distanciando das tradicionais maquiagens, buscando uma solução mais duradoura para situação de nossas escolas. No entanto, enfrentamos a dificuldade de falta de pessoal suficiente para obras dessa magnitude.

Por isso, a forma legal que encontramos para sanar a situação foi a adesão de uma Ata de Registro de preços de manutenção de prédios públicos. Infelizmente, a adesão desta Ata não dependia exclusivamente de nós e passava por todo um trâmite burocrático, razão pela qual demoramos mais que o planejado para ter a efetiva formalização desta contratação, que acabou sendo possível apenas no final do ano. Com isso, o cronograma previamente estabelecido de iniciar as manutenções ainda em dezembro foi frustrado.

Depois disso, para iniciar as reformas, a Empresa ainda realizou visitas técnicas nas escolas e constatou a complexidade das demandas. Isso atrasou um pouco mais o início das obras, devido ao montante de material necessário e a necessidade maior que o esperado de mão de obra.

A decisão de realizar a manutenção de 6 escolas ao mesmo tempo, sem deixar nenhuma excluída, foi um dos fatores que contribuíram para aumentar o nível de dificuldade no cumprimento dos prazos estabelecidos. As únicas Escolas que não entraram no cronograma de trabalho da Empresa foram a CIEJA e a Francisco Garcia.

A primeira, por ser um prédio locado, passou por manutenção por parte dos nossos servidores e deverá estar sendo finalizado na próxima semana. Já a última, necessita de uma ampliação, porém esta ação não pode ser desenvolvida por meio desta Ata, razão pela qual esta semana os funcionários da Secretaria de Obras também estão realizando a manutenção possível no imóvel.

A Prefeitura de Lajes está empenhada e tem trabalhado incansavelmente para oferecer melhores condições de trabalho para educação do nosso Município. Por isso, acompanha, fiscaliza e tem cobrado a finalização das manutenções nas Escolas que deverão ocorrer nos próximos dias.

Entregaremos nossas Escolas aos nossos servidores, pais, alunos e comunidade em geral, com a devida manutenção feita, utensílios novos nas cozinhas, conjuntos de equipamentos composto de projetor digital interativo, notebook, impressora multifuncional, smart tvs, kit aparelho de som com microfone sem fio e etc, proporcionando um ambiente favorável ao aprendizado de nossos alunos, que, semelhante a nós, aguardam ansiosamente por este retorno 100% presencial.