O município de Lajes foi homenageado nesta quarta-feira (15) durante a 63ª edição da Festa do Boi, em Parnamirim (RN), pelo destaque como polo indutor da agricultura familiar e referência em segurança alimentar no Sertão Central potiguar.
A homenagem foi concedida a convite do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Uma comitiva da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf) representou o município no evento, sob a liderança do secretário Alan Helton.

Durante o encontro, o secretário foi recebido pelo corpo técnico da Conab e do Sebrae, quando Lajes recebeu o reconhecimento por seu papel como polo regional de distribuição e comercialização de alimentos, além de destaque nas ações voltadas à valorização e fortalecimento da agricultura familiar.
Em junho deste ano, a Conab, em parceria com a gestão municipal, implantou uma Unidade de Distribuição de Grãos no Parque de Exposições Nélio Dias, em Lajes — resultado direto da articulação da atual administração. O espaço tem garantido, por meio do balcão de vendas, o acesso de pequenos produtores rurais do Território Sertão Central do RN a milho a preços acessíveis, fortalecendo a produção local e a permanência do homem no campo.
O superintendente da Conab no Rio Grande do Norte, Sebastião Arruda, destacou o papel estratégico do município:
“Lajes cumpre com excelência o papel de cidade polo parceira da Conab, contribuindo para ampliar o acesso às políticas públicas e fortalecer a agricultura familiar no estado.”
Ainda durante a homenagem, o diretor do Sebrae-RN, João Hélio, ressaltou a importância de Lajes como área fomentadora da caprinovinocultura potiguar, consolidando o município como referência regional nessa atividade.
O secretário de Desenvolvimento Rural, Alan Helton, celebrou o reconhecimento:
“Estivemos na Festa do Boi em uma comitiva da Sedraf para receber essa homenagem, que representa o trabalho e o compromisso da gestão municipal com o campo. É um momento muito importante, em que Lajes se consolida como cidade polo na segurança alimentar, na agricultura familiar e na caprinovinocultura. Nossa intenção é ampliar e fortalecer ainda mais novas parcerias.”

