CadÚnico em Lajes reúne 3 mil famílias e recebe novas diretrizes.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Políticas para as Mulheres e Habitação (SEDEMH) realizou nesta semana, no CRAS da Praça Manuel Januário Cabral, uma palestra destinada às famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal. O encontro apresentou as novas diretrizes do programa e do Bolsa Família, que hoje beneficia 1.420 famílias no município.
Atualmente, Lajes conta com 3.083 famílias registradas no CadÚnico. A secretária de Ação Social, Carol Salviano, destacou a importância de acompanhar as mudanças: “São orientações essenciais para acessar e garantir os benefícios dos programas”, afirmou.

Entre as novidades, a coordenadora local do Bolsa Família, Lidiane Cosme, explicou que o critério de renda foi atualizado. Agora, só podem estar inscritas no CadÚnico famílias com renda per capita de até meio salário mínimo. Já para receber o Bolsa Família, o limite é de até R$ 218 por pessoa. A exceção é a chamada “regra de proteção”, que permite a permanência por um ano no programa, mesmo que a família alcance renda per capita de até R$ 706, recebendo metade do valor do benefício.

Outra mudança é para os beneficiários que vivem sozinhos, que só poderão renovar a participação no Cadastro mediante visita presencial de agentes. “A atualização no meio rural será feita de forma itinerante, casa a casa, comprovando a veracidade das informações”, explicou Lidiane.

Com o objetivo de ampliar o alcance das informações, a SEDEMH lançou o programa “Cadastro Único Mais Perto de Você”, que em outubro terá nova edição nas comunidades da zona rural. “Nosso calendário mensal levará palestras itinerantes às localidades mais afastadas, para atualizar beneficiários e abrir espaço a novos cadastros de famílias de baixa renda”, completou a secretária Carol Salviano.