Secretaria de Educação e Sebrae realizam feira de empreendedorismo com estudantes da rede municipal

A Escola Municipal Professora Marta Bezerra de Medeiros será palco, neste sábado (30), da quarta edição da Feira Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), iniciativa da Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Sebrae. O evento marca o momento culminante do programa, que desenvolve competências empreendedoras entre estudantes do Ensino Fundamental.

A feira reunirá experiências práticas de empreendedorismo, exposições pedagógicas e atividades que estimulam criatividade, protagonismo e colaboração. O espaço também funcionará como ambiente de interação entre estudantes, familiares, visitantes e a comunidade escolar, simulando um ambiente de mercado.

Responsável pela monitoria do projeto, a consultora do Sebrae, Caline Tavares, destaca que a feira “funciona como uma mostra, exposição onde os alunos apresentam o que aprenderam durante a aplicação dos módulos de aprendizagem empreendedora”.

O JEPP, desenvolvido pelo Sebrae, é composto por nove cursos destinados do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e tem como objetivo disseminar a cultura empreendedora entre crianças e adolescentes, fomentando o espírito de iniciativa e o protagonismo juvenil. O projeto incentiva comportamentos empreendedores e estimula os estudantes a vislumbrar possibilidades futuras no mercado de trabalho e na criação de negócios.

Para a secretária municipal de Educação de Lajes, Fabiana Teixeira, o programa desempenha papel fundamental na formação dos alunos. “Esse projeto é muito importante porque cumpre vários objetivos pedagógicos, como estimular o protagonismo estudantil, desenvolver habilidades socioemocionais ligadas ao empreendedorismo, integrar família, escola e comunidade, além de promover interdisciplinaridade em áreas como matemática, português, artes e ciências”, explica.

Participam da feira as escolas municipais Dr. Eloy de Souza, Monsenhor Vicente de Paula e Professora Marta Bezerra de Medeiros. Outras unidades da rede realizarão visitas durante o evento. Ao todo, cerca de 550 alunos estão sendo beneficiados pela iniciativa.