Defesa Civil de Lajes realiza Semana de ações educativas com escolas e comunidade

Operação carro pipa, uma das ações monitoradas pela Defesa Civil na zona rural de Lajes.
Operação carro pipa, uma das ações monitoradas pela Defesa Civil na zona rural de Lajes.

 

A Defesa Civil de Lajes, vinculada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal (SEMAPA), iniciou nesta quarta-feira (26) a Semana da Defesa Civil, uma programação especial voltada à prevenção, segurança e conscientização da população. As atividades seguem até a sexta-feira (28).

Durante o período, equipes da Defesa Civil realizam uma série de ações educativas em parceria com escolas da rede municipal, incluindo palestras e rodas de conversa sobre prevenção de acidentes, segurança e cuidados essenciais em situações de risco. Também estão sendo entregues aos estudantes os questionários do Selo UNICEF, como parte do trabalho de mobilização e participação cidadã.

 

Monitoramento de áreas de prevenção de desastres
Monitoramento de áreas de prevenção de desastres

 

Além das atividades pedagógicas, a programação inclui vistorias preventivas nas unidades de ensino, ações de conscientização sobre consumo de água, saneamento básico, preservação ambiental e a importância do envolvimento comunitário na redução de riscos.

Segundo o órgão, o objetivo central da Semana da Defesa Civil é aproximar a população do trabalho realizado diariamente, fortalecendo a cultura de prevenção antes, durante e após emergências.

Programação da Semana da Defesa Civil

– Quarta-feira (26): visitas às escolas, entrega do questionário do Selo UNICEF e lançamento do concurso de redação.

– Quinta-feira (27): vistorias preventivas estruturais nas escolas da rede municipal.

– Sexta-feira (28): roda de conversa com membros da Defesa Civil e a comunidade, na sede da SEMAPA, destacando o papel da população no apoio às ações preventivas.

Ações da Defesa Civil em 2025

Ao longo de 2025, as principais ações da Defesa Civil de Lajes estiveram concentradas na operação carro-pipa, destinada a mitigar os efeitos da seca na zona rural, com articulação, monitoramento e cadastramento de novas áreas atendidas.

Outras atividades incluíram acompanhamento de denúncias e controle de focos de incêndio, vistorias e monitoramento de açudes e barragens, além da participação no programa de mentoria AGP Clima, com capacitação em Gestão de Risco de Desastres (GRD) e Ações Estratégicas de Resiliência (AeR).