Na manhã desta terça-feira (11), equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal (Semapa) e do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (Idiarn) realizaram uma inspeção técnica na comunidade Boa Vista, zona rural de Lajes, após relatos de ataques de morcegos hematófagos a bovinos.

O produtor rural Heleno Bernardino informou ter perdido 15 animais do rebanho, com feridas e esfoliações na pele. Situação semelhante foi observada por outros criadores locais. A vistoria identificou ferimentos nas costas e pernas de alguns animais, indicando possível ação de morcegos.
A inspeção foi conduzida pelo secretário da Semapa, Gilson Nunes, e pela médica veterinária e fiscal do Idiarn, Lourdes Silva, responsável pelo controle de raiva em herbívoros. A veterinária explicou que a mordida do morcego não confirma contaminação por raiva, sendo necessária análise laboratorial para confirmar se houve transmissão da doença por animal infectado. Durante a visita, foi aplicada vacina antirrábica e pomada Vampiricid para controle dos morcegos.
De acordo com Lourdes Silva, o aumento de ataques pode estar ligado à estiagem severa, que reduz a presença de presas silvestres e leva os morcegos a buscarem sangue em rebanhos domésticos.
O Idiarn programou nova vistoria nas furnas da Serra do Feiticeiro para controle populacional dos morcegos.
O secretário Gilson Nunes informou que, até o fim do mês, será realizada uma reunião com os criadores para reforçar a importância da vacinação antirrábica e da notificação de casos suspeitos. As notificações podem ser feitas pelo Sisbravet, plataforma do Idiarn para registro de doenças de controle obrigatório, como raiva e gripe aviária.

