Evento reúne estudantes e futuros acadêmicos com foco em orientação profissional e troca de experiências
A Prefeitura de Lajes, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realiza de terça (11) a quinta-feira (13), no Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos Professora Juraci Soares (CIEJA), a Semana dos Universitários de Lajes.

O evento tem como objetivo reunir estudantes e futuros acadêmicos do município, promovendo a troca de experiências e orientação sobre a escolha da carreira profissional. A iniciativa também busca ampliar o conhecimento dos participantes sobre as áreas de atuação e o universo acadêmico de forma geral.

A programação conta com palestras e rodas de conversa sobre temas como trabalho remoto e o futuro das profissões, saúde mental na jornada universitária, além da Mostra de Profissões, que encerra o evento reunindo profissionais de diversas áreas para dialogar com os estudantes.
As atividades tiveram início nesta terça (11), das 9h às 11h, com a palestra “Trabalho remoto e o futuro das profissões: desafios e oportunidades na era digital”, ministrada por Everton Soares.
Na quarta-feira (12), no mesmo horário, Bruna Lima e Ariadne Araújo conduzem a palestra “Saúde mental na jornada universitária”.
Encerrando a programação, na quinta-feira (13), ocorre a Mostra de Profissões, em dois horários — das 9h às 11h e das 15h as 17h — com a participação de profissionais lajenses.
A secretária municipal de Educação, Fabiana Teixeira, destacou a importância da iniciativa: “A realização da Semana dos Universitários é uma forma da gestão apoiar nossos futuros acadêmicos, contribuindo para seu desenvolvimento e formação cidadã. Buscamos oferecer meios que os ajudem a progredir tanto nos estudos quanto no mundo do trabalho”, afirmou.
O município de Lajes conta atualmente com 229 estudantes cursando o ensino superior. Por meio do programa “Lajes Universitário”, instituído pela atual gestão e coordenado pela Secretaria Municipal de Educação, a prefeitura garante o transporte diário de ida e volta para os acadêmicos. Atualmente, 93 estudantes frequentam instituições em Natal, 78 em Angicos e 58 em Assú.

