Gestão municipal acerta em abrir a UPA de Lajes, que alcança mais de mil atendimentos em apenas 20 dias

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Lajes consolidou-se como um marco para a saúde do município. Em apenas 20 dias de funcionamento, o serviço superou a marca de mil atendimentos, confirmando a importância da iniciativa da gestão municipal em ampliar o acesso da população a cuidados de urgência e emergência. Um dos diferenciais da nova unidade é a estrutura moderna, equipada com aparelhos e materiais totalmente novos, adquiridos pela gestão municipal. Entre os equipamentos, destacam-se ventiladores, cardioversores, foco central, monitores cardíacos e bombas de infusão. Esses investimentos facilitaram a resolutividade dos atendimentos e garantiram mais segurança tanto para os pacientes quanto para a equipe de saúde.

De acordo com a secretaria municipal de saúde de Lajes, os casos mais frequentes registrados neste primeiro mês foram crises hipertensivas e hipotensivas, cefaleias, febres, sintomas gripais, descompensações de doenças crônicas, além de náuseas, vômitos e diarreias. Também foram realizados atendimentos relacionados a traumas, como ferimentos, abscessos, curativos, suturas e politraumas.

Com uma média de 60 atendimentos diários, a UPA de Lajes tem cumprido seu papel estratégico entre a atenção básica e os serviços hospitalares. Enquanto os casos de baixa e média complexidade recebem resolutividade imediata, os mais graves são estabilizados e encaminhados com segurança para hospitais de referência. De acordo com a secretária de Saúde do município; Lillyane Meneses, os resultados demonstram o êxito do trabalho em equipe e a qualidade do atendimento humanizado: “Nós batemos mil atendimentos em apenas 20 dias e estamos muito felizes com os resultados. Temos conseguido resolutividade nos casos de urgência e uma interação importante com a atenção básica, especialmente no acompanhamento de doenças crônicas. Além do atendimento ágil, nosso foco é manter a humanização no cuidado com a população.”

A secretária reforça que a UPA deve ser procurada em situações de urgência e emergência, sempre seguindo a classificação de risco. Já para consultas de rotina, vacinação e controle de doenças crônicas, a orientação é buscar as Unidades Básicas de Saúde (UBS), que continuam sendo referência para esse tipo de atendimento.

A marca de mais de mil atendimentos em tão pouco tempo comprova que a decisão da gestão municipal de abrir a UPA foi um acerto da gestão Felipe Menezes, garantindo à população de Lajes acesso rápido, seguro, humanizado e com o suporte de equipamentos modernos que elevam a qualidade do serviço de saúde pública do município.