SEMEC realiza III Semana Cultural das Escolas do Município.

Em: 15 setembro, 2011
Teve inicio na segunda-feira, dia 12, a terceira semana cultural das escolas municipais de Lajes. Com o tema Astronomia: “UMA AVENTURA NO ESPAÇO”. As atividades têm como objetivos: Salientar a importância da Astronomia no mundo científico moderno, bem como seu papel ao longo da história da humanidade, Refletir sobre a questão da vida no universo e compartilhar os conhecimentos fundamentais sobre o universo.
Do folder de apresentação do evento a Secretaria de educação diz que o ser humano sempre buscou compreender o funcionamento do Universo. Desde a Antiguidade, os povos observavam as estrelas, cometas e planetas para tentar desvendar os mistérios do espaço.
Em diversas civilizações, por exemplo, muitas estrelas e planetas foram transformados em deuses. Muitas lendas contam a origem destes astros e delegam poderes especiais a eles. Mas foi somente durante o Renascimento Científico (séculos XV e XVI), que o homem passou a ter uma visão mais detalhada e significativa do Universo, conhecimento produzido pelas observações do céu feitas há quatrocentos anos, muitos cientistas pesquisavam as estrelas, faziam suas observações, foram experimentos e iniciativas que mudaram radicalmente a maneira de estudar os astros e de compreender o universo.
“Através de uma metodologia diferenciada, realizaremos um projeto interdisciplinar com os alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental contemplando esse rico e interessante tema. Num tempo em que todas as ciências da natureza surgem como cruciais para o bem-estar da humanidade e para o futuro do planeta, é muito importante aproveitar essas iniciativas para conhecer melhor a extraordinária contribuição científica” enfatiza Irene Martins, Secretária de Educação.
Veja a Programação completa do que aconteceu e o que vai acontecer nestes dias:
Dia 12 – ENSINO INFANTIL
Tema: CEMEI “No Mundo da Lua” na CRECHE TIA EDNÓLIA “Energia Fonte de Vida”
Dia 13 – ESCOLA MONSENHOR VICENTE
Tema: “Meu Lugar no Espaço”
Dia 14 – ESCOLA DR. ELOY DE SOUZA
Tema: “Um Universo a Descobrir”
Dia 15 – ESCOLA MARTA BEZERRA
Tema: “Viajando pelo Sistema Solar”
Dia 16 – ESCOLA FRANCISCO DE OLIVEIRA CABRAL
Tema: “A Conquista do Espaço”