Combate ao abuso e exploração sexual infantil

Em: 18 maio, 2017

A Prefeitura de Lajes, através das Secretarias Municipais do Trabalho, Habitação e Assistência Social, Educação e Cultura e da Secretaria de Saúde, promove a Semana de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

As atividades tiveram início no último dia 15 e está relacionada ao Dia 18 de Maio, data que se consolidou como marco para lembrar esse tema tão importante, instituído pela Lei Federal Nº 9.970/2000.

O Dia 18 de Maio é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes em todo território nacional. A cada ano, a Prefeitura de Lajes promove mobilizações no âmbito de suas secretarias, conselhos comunitários, órgãos e escolas públicas. Debates e rodas de conversas nas escolas, práticas sociais de interação entre pais, professores e alunos, exibição de peças artísticas, realização de seminários e oficinas temáticas e de prevenção à violência sexual, estão entre as atividades desenvolvidas. O objetivo é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

Durante toda a semana, essas atividades foram desenvolvidas por professores, assistentes sociais, psicólogos, agentes do Programa de Saúde nas Escolas – PSE, Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF, Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, entre outros.

A Prefeitura de Lajes apoia e convoca a sociedade para dividir a responsabilidade de proteger ás nossas crianças e adolescentes, tanto no papel pedagógico, na área da saúde, e principalmente na questão social, trazendo a memória que esquecer é permitir, lembrar é combater.