Sebrae-RN premia prefeitos que apóiam micro e pequenas empresas.

Em: 27 abril, 2010
Tags:
A diretoria do Sebrae-RN revelará nesta segunda-feira (26) os vencedores da etapa estadual do VI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor “Governador Cortez Pereira”. A iniciativa visa reconhecer e valorizar os gestores públicos municipais que realizaram as soluções mais inovadoras para estímulo ao fortalecimento das micro e pequenas empresas (MPE) no Rio Grande do Norte. A solenidade de entrega da premiação ocorrerá ao meio dia no salão de eventos da Churrascaria Sal e Brasa, em Natal.

Nesta edição, 25 prefeitos de cidades do Rio Grande do Norte foram selecionados pela comissão julgadora e são finalistas, concorrendo na categoria principal de melhor projeto e também como destaques temáticos nas áreas: Compras Governamentais, Desburocratização, Educação Empreendedora e Inovação, Médios e Grandes Municípios, Formalização de Empreendimentos e Implantação da Lei Geral.
São finalistas os administradores públicos de Areia Branca, Assú, Baraúna, Caicó, Campo Grande, Ceará-Mirim, Florânia, Ielmo Marinho, Janduís, Jucurutu, Lagoa Nova, Luis Gomes, Major Sales, Messias Targino, Mossoró, Olho D’água do Borges, Santana do Matos, São Paulo do Potengi, São José do Seridó, São Miguel do Gostoso, Senador Georgino Avelino, Serra do Mel, Serra Negra do Norte, Timbaúba dos Batistas e Vera Cruz. Eles obtiveram pelo menos a metade da pontuação total máxima e, por isso, serão contemplados com o Selo Prefeito Empreendedor – Finalista Estadual.
De acordo com o diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto, um dos aspectos positivos da premiação é que os prefeitos têm a oportunidade de dar visibilidade às suas realizações. “O prêmio incentiva também outros gestores públicos a desenvolver ações semelhantes para o fortalecimento dos pequenos negócios. Além disso, é uma oportunidade de ampliar parcerias que futuramente levarão novas perspectivas de crescimento e desenvolvimento para a realidade local”, destaca Melo
A comissão julgadora foi formada por cinco membros do Conselho Deliberativo do Sebrae-RN, contemplando a representação local do Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Senai, Senac e Sebrae.  Essa comissão foi responsável por pontuar o prefeito vencedor e os destaques temáticos, levando em consideração critérios, como impacto da ação na economia local; abrangência sistêmica; a relação entre custo, benefício e viabilidade; continuidade e capacidade de multiplicação; participação e governança local e qualidade técnica. Os vencedores da etapa estadual representarão o Rio Grande do Norte na etapa nacional do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, que será realizada no dia 18 de maio, em Brasília, no Distrito Federal.
Na edição anterior, foram 15 projetos inscritos no Rio Grande do Norte e apenas 13 classificados. Agora, o número de finalistas praticamente dobrou, o que demonstra a consolidação do prêmio a cada edição. As inscrições ocorreram entre outubro de 2009 e fevereiro deste ano. Nesse período, foi feita uma pré-seleção técnica dos projetos, analisando-os se atendiam aos requisitos do regulamento e se poderiam participar da fase final. Além disso, os municípios finalistas foram visitados por consultores do Sebrae-RN que constataram in loco a consistência das ações descritas.
Realizado a cada dois anos, o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor é concedido a prefeitos que tenham realizado ações, com resultados mensuráveis, de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento das MPEs. No Rio Grande do Norte, o prêmio homenageia o governador Cortez Pereira, pelo espírito empreendedor que imprimiu durante o seu governo no período de 1971 a 1975. Com a premiação, o Sebrae-RN pretende reconhecer a capacidade administrativa dos gestores que elaboraram os melhores projetos e implantaram ações em favor do desenvolvimento de micro e pequenas empresas em seus municípios.
Fonte: Femurn

Matérias relacionadas

Prefeitura Municipal de Lajes - RN

Rua Ramiro Pereira da Silva, 17 - Centro - 59.535-000

CEP: 59513-000, LAJES - Rio grande do Norte

Horário de atendimento: Seg a Sex das 07h às 13h

Telefone: (84)3532-2627 / 3532-2197 / Fax: 3532-2367

NOSSOS CANAIS