Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS)

Órgão de Gestão Executiva

A Secretaria Municipal de Saúde é o órgão responsável pelo planejamento, organização, coordenação e execução dos programas e projetos e atividades voltados para a implantação das políticas de saúde do Município.

 

Atribuições da Secretaria

• Planejar, coordenar, dirigir e controlar as ações de saúde, no âmbito do Município, em articulação com os governos federal e estadual;
• Criar e operar as unidades de saúde;
• Cooperar com os órgãos federais, estaduais e municipais, que atuam na área, no equacionamento e na solução dos problemas de saúde;
• Elaborar e executar planos de proteção à saúde e de controle as doenças transmissíveis;
• Colaborar com o governo federal e estadual nas execuções dos programas como: alimentação e nutrição, vigilância epidemiológica, vigilância sanitária, laboratórios de saúde, hematologia, saneamento e outros serviços da área;
• Exercer a vigilância sanitária e controle de medicamentos, drogas, insumos, produtos farmacêuticos, cosméticos, saneamento e outros produtos do interesse da saúde da população;
• Fiscalizar todos os estabelecimentos e unidades sediadas em sua área geográfica, fazendo cumprir a legislação específica;
• Avaliar as condições sanitárias da população, promovendo medidas que visem a sua melhoria;
• Exercer controle sanitário sobre as migrações humanas;
• Cooperar com as autoridades sanitárias no controle e uso de entorpecentes e substâncias que produzam dependência física;
• Exercer controle de fatores do ambiente que possam produzir efeitos deletérios sobre o bem estar físico, mental ou social do homem;
• Celebrar convênios, acordos e contratos com entidades públicas ou privadas, visando ao melhor aproveitamento dos recursos humanos, materiais e financeiros;
• Promover a capacitação do seu pessoal em todos os níveis;
• Exercer outras atividades correlatas, especialmente as que lhe forem atribuídas pelo Chefe do Executivo Municipal.

 

Estrutura de Cargos da Secretaria

• Secretário Municipal: Sâmara Bridget Monteiro de Figueiredo.
• Secretaria Adjunta: Maria José de Paiva Silva.
• Chefia de Gabinete: Maria Geziane Barbosa Leocádio.
• Diretorias de Unidade de Saúde: Jaqueline da Silva; Jucianne Kadja Alves Cunha; Maria Sandra Bernardino.
• Coordenadoria de Vigilância Sanitária: Reniey Cavalcante Teixeira.
• Coordenadoria de Endemias: Abimael Jonatas Melo da Silva Souza.
• Coordenadoria Atenção Básica: Josilanny Swerdy Bezerra Lopes.
• Coordenadoria do Programa Saúde Bucal: Cargo não ocupado.
• Subcoordenadoria de Farmácia: Breno da Costa Pinheiro.
• Subcoordenadoriados Sistemas de Informação: Kênia Aldérica Lopes Avelino.
• Subcoordenadoria de Transporte: Cargo não ocupado.
• Auditora/SMCA-SUS: Luana da Silva Palhares.
• Técnico de Laboratório e Farmácia: Cargo não ocupado.

 

Gabinete da Secretaria Municipal de Saúde – SEMUS

Endereço: Praça Monsenhor Vicente de Paula, S/N
Telefone: (84) 3532.2590
Horário de Funcionamento: 8:00 horas às 12:30 horas – 14:30 horas às 17:00 horas.

Secretário: Sâmara Bridget M. de Figueiredo
E-mail: samara.semus@lajes.rn.gov.br

Secretária Adjunta: Maria José de Paiva Silva
E-mail: mariajose.semus@lajes.rn.gov.br

Prefeitura Municipal de Lajes - RN

Rua Ramiro Pereira da Silva, 17 - Centro - 59.535-000

CEP: 59513-000, LAJES - Rio grande do Norte

Horário de atendimento: Seg a Sex das 07h às 13h

Telefone: (84)3532-2627 / 3532-2197 / Fax: 3532-2367

NOSSOS CANAIS