SAÚDE: Prefeitura de Lajes lança o teste da orelhinha.

Em: 29 setembro, 2011
Tags:

A Prefeitura Municipal de Lajes iniciou nesta quarta-feira (28) a oferta de mais um serviço de saúde à população: o teste da orelhinha. A Triagem Auditiva Neonatal avalia a audição em recém-nascidos e realiza um possível diagnóstico precoce de alterações auditivas. No primeiro dia de oferta do serviço foram realizados 30 atendimentos.

Poderão realizar o exame no Posto Luiz Lopes, localizado na Avenida Ulisses Vale. O exame é será realizado pelo menos uma vez por mês, no horário das 8h às 12h. Para os recém-nascidos de Lajes, o agendamento do exame é realizado na Secretária Municipal de Saúde mediante a apresentação da caderneta de vacinação e certidão de nascimento.

O exame é feito pela fonoaudióloga, Dra. Lusifran de Souza. O teste da orelhinha é rápido, indolor e deve ser realizado no primeiro mês de vida do bebê. Ele é realizado preferencialmente durante o sono do bebê e consiste na colocação de um fone na parte externa do ouvido, onde são emitidos sons de fraca intensidade no canal auditivo e colhe as respostas que a orelha interna do bebê produz.

O procedimento não dura mais do que cinco minutos e não causa nenhum incômodo ao bebê. Em conversa com a secretária municipal de saúde, Flávia Soares, todas as crianças com até cinco meses poderão fazer o exame. Flávia nos explica que três testes são necessários para os recém-nascidos como é o caso do teste do Pezinho, teste da orelhinha e o teste do olhinho, este último, segundo a secretária, será disponibilizado para a comunidade em curto espaço de tempo. O prefeito Benes Leocádio, acompanhado da primeira Dama, Dra. Ana Karina, estiveram no Posto de Saúde Luiz Lopes onde acompanharam os primeiros atendimentos no lançamento do programa em Lajes.

Matérias relacionadas

Prefeitura Municipal de Lajes - RN

Rua Ramiro Pereira da Silva, 17 - Centro - 59.535-000

CEP: 59513-000, LAJES - Rio grande do Norte

Horário de atendimento: Seg a Sex das 07h às 13h

Telefone: (84)3532-2627 / 3532-2197 / Fax: 3532-2367

NOSSOS CANAIS