SAÚDE: Prefeitura de Lajes lança o teste da orelhinha.

Em: 29 setembro, 2011

A Prefeitura Municipal de Lajes iniciou nesta quarta-feira (28) a oferta de mais um serviço de saúde à população: o teste da orelhinha. A Triagem Auditiva Neonatal avalia a audição em recém-nascidos e realiza um possível diagnóstico precoce de alterações auditivas. No primeiro dia de oferta do serviço foram realizados 30 atendimentos.

Poderão realizar o exame no Posto Luiz Lopes, localizado na Avenida Ulisses Vale. O exame é será realizado pelo menos uma vez por mês, no horário das 8h às 12h. Para os recém-nascidos de Lajes, o agendamento do exame é realizado na Secretária Municipal de Saúde mediante a apresentação da caderneta de vacinação e certidão de nascimento.

O exame é feito pela fonoaudióloga, Dra. Lusifran de Souza. O teste da orelhinha é rápido, indolor e deve ser realizado no primeiro mês de vida do bebê. Ele é realizado preferencialmente durante o sono do bebê e consiste na colocação de um fone na parte externa do ouvido, onde são emitidos sons de fraca intensidade no canal auditivo e colhe as respostas que a orelha interna do bebê produz.

O procedimento não dura mais do que cinco minutos e não causa nenhum incômodo ao bebê. Em conversa com a secretária municipal de saúde, Flávia Soares, todas as crianças com até cinco meses poderão fazer o exame. Flávia nos explica que três testes são necessários para os recém-nascidos como é o caso do teste do Pezinho, teste da orelhinha e o teste do olhinho, este último, segundo a secretária, será disponibilizado para a comunidade em curto espaço de tempo. O prefeito Benes Leocádio, acompanhado da primeira Dama, Dra. Ana Karina, estiveram no Posto de Saúde Luiz Lopes onde acompanharam os primeiros atendimentos no lançamento do programa em Lajes.