Saúde: Mais de 300 Municípios têm incentivos de programa suspensos

Em: 26 junho, 2012
Tags:

O Ministério da Saúde continua a fiscalização e suspensão dos recursos financeiros relativos aos incentivos da Estratégia Saúde da Família (ESF). Desta vez, 337 Municípios tiveram os recursos suspensos. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta que a medida punitiva a esses Municípios acarretará um prejuízo de mais de R$ 5 milhões por mês.

Divulgada por meio da Portaria ministerial 1.285/2012, a medida atinge 304 Equipes de Saúde da Família, 299 Equipes de Saúde Bucal e 24 Agentes Comunitários de Saúde que atuam no Saúde da Família.

Para a CNM, esse prejuízo irá onerar as finanças municipais. “Os Municípios terão de manter as equipes com recursos próprios até que as irregularidades sejam sanadas”, analisa o presidente da entidade, Paulo Ziulkoski. Em 2011, 2,5 mil Municípios tiveram os incentivos suspensos. Muitos até hoje não tiveram o problema solucionado e mantém as equipes com recursos próprios.

Ainda de acordo com a CNM, a medida ameaça a manutenção da Estratégia Saúde da Família nos Municípios brasileiros. “É sabido que o incentivo federal do PSF é insuficiente para a manutenção da equipe e na maioria dos Municípios não dá para custear as despesas decorrentes da contratação dos profissionais médicos”, analisa Ziulkoski.

“Além da dificuldade de fixação dos profissionais e outras fragilidades do programa, com a suspensão dos incentivos federais, o profissional sofre ameaça de extinção em vários Municípios” conclui o líder municipalista.

Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde

A decisão foi tomada a partir de irregularidades encontradas no cadastro de profissionais no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES). Segundo o Ministério da Saúde, a medida fiscalizadora visa à transparência na aplicação de recursos da Atenção Básica. A suspensão não é definitiva, mas, para resolver o problema, os Municípios deverão corrigir as irregularidades no SCNES.

Veja aqui a Portaria 1.285 e a lista dos 337 Municípios

aqui o SCNES para correções

Fonte: Agência CNM

Matérias relacionadas

Prefeitura Municipal de Lajes - RN

Rua Ramiro Pereira da Silva, 17 - Centro - 59.535-000

CEP: 59513-000, LAJES - Rio grande do Norte

Horário de atendimento: Seg a Sex das 07h às 13h

Telefone: (84)3532-2627 / 3532-2197 / Fax: 3532-2367

NOSSOS CANAIS