RN PARTICIPA DA XIII MARCHA A BRASÍLIA EM DEFESA DOS MUNICÍPIOS.

Em: 18 maio, 2010

Atividades da XIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios começa nesta terça-feira.

Da FEMURN com informações da Agência CNM
A XIII Marcha Brasília em Defesa dos Municípios começa nesta terça-feira, 18 de maio, a partir das 9 horas. Na véspera do encontro, o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, apresentou os temas prioritários à imprensa nacional.  Na ocasião foi divulgado o Índice de Responsabilidades Fiscal, Social e de Gestão dos Municípios (IRFS). Os Municípios mais bem colocados serão homenageados às 18 horas desta terça-feira.

PARTICIPAÇÃO DO RN

O IRFS contempla três (Gestão, Responsabilidade Fiscal e Social). O município potiguar de Serra de São Bento alcançou o melhor índice (0,785) no prêmio IRFS no que diz respeito à Responsabilidade Fiscal. Outros dois municípios do Estado ficaram entre os 100 melhores na gestão social. No ranking das capitais, Natal ficou em décimo-lugar, com o índice 0,501. Em 2002, a capital potiguar obteve o índice 0,475.

Dezenas de prefeitos do Rio Grande do Norte, liderados pelo presidente da Federação dos Municípios (FEMURN), Benes Leocádio, estão em Brasília para participar do evento. Benes Leocádio também ocupa a vice-presidência da Confederação Nacional dos Munícípios (CNM)

PROGRAMAÇÃO
Com uma programação ampla, a mobilização municipalista vai ocorrer até quinta-feira, 20. Na quarta-feira, 19, os pré-candidatos à Presidência da República: Dilma Rousseff, José Serra e Marina Silva participarão do encontro pela manhã, a partir das 9 horas. E no período da tarde, os gestores poderão desenvolver a Administração Pública e tirar dúvidas em oficinas temáticas sobre Educação, Finanças e Saúde.
Ainda no dia 19 os prefeitos se reunirão com deputados e senadores das bancadas de cada Estado. A ida ao Congresso Nacional é feita todos os anos durante a Marcha para apresentar aos parlamentares a pauta de reivindicações dos municipalistas.
Encerramento
Os trabalhos da XIII Marcha serão encerrados pelo presidente Paulo Ziulkoski na quinta-feira, 20. Ao lado de Ziulkoski estará o presidente da República Luis Inácio Lula da Silva.
O evento conta com a presença de quatro mil gestores entre prefeitos, vereadores, secretários e vice-prefeitos.