Prefeitura realiza Fórum de Combate ao Suicídio

Em: 15 outubro, 2017
  • #
  • A Prefeitura de Lajes realizou entre os dias 25 e 27 de setembro, o I Fórum de Combate ao Suicídio intitulado I Fórum da Cidadania e Valorização da Vida. Uma ação intersetorial entre as Secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e com Núcleo de Cidadania dos Adolescentes de Lajes (NUCA).

A ação alusiva ao Setembro Cidadão e ao Setembro Amarelo teve seu primeiro dia voltado para os profissionais de toda a rede municipal, com a temática “Automutilação e Suicídio: como andam as relações”, ministrada pelo psicólogo do NASF, Fábyo Bernardo.

Na terça-feira (26), as atividades foram dedicadas aos idosos, pais e responsáveis por crianças e adolescentes, e aberto a toda comunidade com o tema “O peso da angústia: efeitos do sofrimento no corpo e na alma”, ministrado pela psicóloga Juliane Kelly.

Encerrando o fórum na quarta-feira (27), foi realizado o II Seminário Ser Adolescente, que este ano trouxe o tema “Valorização da Vida: O jovem no combate ao suicídio”, ministrado pelo adolescente Wallace Félix Maurício. No seminário, podemos perceber o protagonismo dos adolescentes do NUCA, que sob a orientação da psicóloga Juliane Kelly, se encarregaram de conduzir todo o evento trazendo para os debates temas como Bullying, Identidade, Depressão, Internet e Violência.

Registrou-se durante o evento a presença da primeira dama Conceição Fernandes, do secretário de Administração, Eugênio Rodrigues, secretária de Educação e Cultura, Irene Martins, secretária de Saúde, Sâmara Figueiredo, secretária de Assistência Social, Valéria Pegado, presidenta do Conselho de Assistência Social, Cátia Rocha, pastor Nilson e o presidente da Câmara Municipal de Lajes, vereador Mael Quirino.