Prefeitura de Lajes passa a realizar exames de raio-x e pequenas cirurgias no município

Em: 29 julho, 2021

A falta de uma máquina de raio-x, bem como de equipamento e profissionais para a realização de cirurgias em Lajes, fez com que os munícipes tenham precisado, há anos, se deslocar da Lajes para realizar os procedimentos. O desgaste da espera e da viagem, intensificados pela pandemia, é um elemento dificultador da vida de muitos cidadãos, que somam aproximadamente 300 lajenses em uma fila para a realização de exames. A Secretaria Municipal de Saúde buscou soluções para o problema assim que ele foi identificado após a posse da nova gestão, e, nesta quinta-feira (29/07), inaugurou o projeto que trará até Lajes, uma vez por mês, uma unidade móvel de raio-x e profissionais para a realização de pequenas cirurgias na cidade. O objetivo é zerar a fila e continuar oferecendo o serviço depois disso.

“Nós tínhamos 300 pessoas esperando, algumas há anos, por um exame, porque o deslocamento pra Natal, Angicos, ou outra cidade, era inviável. A pandemia também dificultou muito as coisas, já que procedimentos eletivos ficaram suspensos por um tempo considerável, o que acumulou mais pessoas nessa fila”, conta Lillyane Meneses, secretária de saúde de Lajes. Ela afirma que a iniciativa será capaz de atender uma média de 30 pequenas cirurgias por mês e 100 exames de diagnóstico por imagem via raio-x.

Felipe Menezes, prefeito de Lajes, explica a importância dessa conquista: “Nós fazemos o que está ao nosso alcance no momento para melhorar a vida do lajense. É uma situação parecida com a da coleta de lixo: como não podíamos comprar um caminhão coletor, nós providenciamos um alugado para realizar o trabalho. Da mesma forma, estamos inaugurando essa iniciativa, que tem muito a contribuir com a saúde do povo”, finaliza.