Prefeito Marcão reúne autoridades e sociedade civil

Em: 5 maio, 2017
  • #
  • O prefeito José Marques Fernandes, acompanhado de seus secretários, reuniu na manhã desta quinta feira (04) no Palácio Alzira Soriano, sede do Governo Municipal, representantes do Ministério Público, Poder Legislativo, Polícia Militar, Polícia Civil, Sindicatos e Conselhos Municipais, para junto do superintendente do Banco do Brasil, senhor Luiz Gustavo de Jesus, discutir assuntos referentes à reabertura da agência bancária em nosso município.

A agência do Banco do Brasil em Lajes interrompeu seus trabalhos de atendimento ao público no dia 30 de janeiro deste ano, após ser alvo de um assalto por criminosos que invadiram a agência e explodiram os caixas eletrônicos, comprometendo toda a estrutura física do local.

O encontro possibilitou a apresentação de propostas e medidas cabíveis para o desenvolvimento das atividades bancárias do município. A Promotora Dra. Juliana Alcoforado, representante do Ministério Público, ressaltou a importância do encontro, destacando o posicionamento do Banco do Brasil em se colocar aberto a discussão sobre a segurança do município.

Em seu pronunciamento, o superintendente Luiz Gustavo apresentou uma proposta inicial por parte do Banco para contribuir com a reabertura da agência, enfatizando 09 itens que poderão ser trabalhados.

• Bloqueio das ruas em frente ao banco durante todo o horário de expediente.
              • Escalonar os dias de pagamento, de forma a diminuir a concentração de numerários em determinados dias do mês.
              • Melhorar a iluminação pública nas cercanias do banco.
              • Criar o Conselho de Segurança Comunitária – CONSEG.
              • Retirar ambulantes das áreas de fronte a agência.
              • Instalar circuitos de TV’s nas principais vias públicas da cidade.
              • Melhorar a sinalização de transito de forma a disciplinar os estacionamentos.
              • Aumentar o contingente dos policiais, principais nos períodos de pagamentos.
              • Solicitar a polícia local com apoio diferenciado nas imediações da agência.

Representante da Polícia Militar, o Tenente Renê Pereira apresentou aos presentes o relatório atual do trabalho desenvolvido pela polícia em nosso município, destacando como ponto positivo o apoio dado pelo Poder Executivo no desenvolvimento e mantimento dos trabalhos do destacamento local, mas alertando a falta de um efetivo numeroso de policiais para a segurança do município, tendo em vista que hoje apenas 02 policiais prestam a segurança diária da população.

O prefeito José Marques Fernandes disse que o município estará à disposição em qualquer circunstância para contribuir com a reabertura do Banco e o fortalecimento da segurança de nossa cidade. O mesmo ainda registrou a importância do funcionamento desta instituição financeira para o comércio local, o homem do campo, o funcionalismo público e auxílio aos municípios circunvizinhos, determinando ao Setor Jurídico do município, a elaboração de um Projeto de Lei e o envio a Câmara Municipal em Regime de Urgência para a criação de um Conselho Municipal voltado a Segurança Pública.