# » 23 de maio de 2019

Prefeito de Lajes visita IMD para conhecer plataforma desenvolvida pelo Projeto Smart Metropolis

Representantes da prefeitura de Lajes (RN) se reuniram hoje (21) com professores do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) para discutir e se informar a respeito da plataforma Smart Geo Layers, baseada em tecnologias como a de georreferenciamento e usada para projetos na área de cidades inteligentes.

A reunião, que aconteceu no próprio instituto, teve o propósito de apresentar a ferramenta para a Prefeitura, que demonstra interesse em fazer uso da tecnologia para gerenciar o seu espaço urbano e otimizar serviços públicos.

“A proposta inicial dos parlamentares é utilizar o Smart Geo Layers para auxiliar no levantamento de informações sobre lotes e outros dados geográficos que deem suporte à elaboração de um plano diretor para o município de Lajes”, conta o professor Nélio Cacho, vice coordenador do Smart Metropolis, Programa do IMD dentro do qual foi desenvolvida a plataforma.

De acordo com o professor, com a parceria efetuada, a cidade passará a contar com um sistema que reunirá dados que vão otimizar uma série de serviços públicos, como tributação, saúde e educação.

Participaram do encontro o chefe do executivo de Lajes, prefeito Marcão, bem como o secretário de planejamento e finanças do município, Orlando Palhares.

Dados urbanos

Construído sob uma plataforma genérica e extensível denominada o FIWARE, capaz de lidar com os requisitos essenciais em Cidades Inteligentes, o Smart Geo Layers tem como principal objetivo unificar dados urbanos oriundos de várias fontes (geográficas, populacionais, educacionais, de segurança, saúde, etc.) para auxiliar os gestores na elaboração de políticas públicas e nos processos de tomada de decisões.

Fonte: IMD/UFRN (Clique Aqui).

Ver todas matérias

Buscar por assunto