Meteorologistas apresentam relatório com previsão climática para o período março a maio

Em: 21 fevereiro, 2011

“Nosso desenvolvimento passa pelo campo. Sem vida no campo, não há vida na cidade”. Estas foram as palavras da governadora Rosalba Ciarlini ao receber, na manhã desta sexta-feira (18), o relatório contendo o prognóstico climático para o semiárido nordestino, referente ao período de março a maio.

O relatório foi elaborado pelos meteorologistas do Nordeste e de institutos nacionais que estiveram reunidos em Natal, nos dias 17 e 18, com o objetivo de definir o comportamento das chuvas no semiárido. O documento foi entregue à governadora durante a cerimônia de encerramento do encontro.

De acordo com as informações do agrometeorologista da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA, José Espínola, um dos fenômenos decisivos para as chuvas aqui no Nordeste é a mudança na temperatura dos oceanos. Segundo ele, as análises feitas nas temperaturas dos oceanos pacífico e atlântico norte e sul mostraram bom indicativo para o período chuvoso na região. “Podemos dizer que 45% da probabilidade são de um inverno normal, com chuvas em torno da média, 40% de chuvas acima da média e 15% de chance se ter pouca chuva”, disse.

Rosalba Ciarlini disse também que, no caso de grande volume de chuvas que possam provocar inundações, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros estão fazendo levantamento e vistorias em todas as barragens e açudes do Estado para identificar as áreas de risco.