MEC vai distribuir tablets para alunos de escolas públicas em 2012.

Em: 5 setembro, 2011
O ministro da Educação, Fernando Haddad informou hoje que o Ministério da Educação vai distribuir tablets a escolas públicas a partir do próximo ano com o objetivo de universalizar o acesso dos alunos à tecnologia.

De acordo com Haddad, o edital para compra dos aparelhos deve sair ainda em 2011. `Nós estamos investindo em conteúdos digitais educacionais. O MEC investiu, só no último período, R$ 70 milhões em produção de conteúdos digitais. Temos portais importantes, como o Portal do Professor e o Portal Domínio Público. São 13 mil objetos educacionais digitais disponíveis, cobrindo quase toda a grade do ensino médio e boa parte do ensino fundamental.
O ministro disse que o MEC está em processo de transformação. `Precisamos, agora, dar um salto, com os tablets. Mas temos que fazer isso de maneira a fortalecer a indústria, os autores, as editoras, para que não venhamos a sofrer um problema de sustentabilidade, com a questão da pirataria.
Haddad não soube precisar o volume de tablets que será comprado pelo MEC, mas disse que estaria na casa das `centenas de milhares`. Ele destacou que a iniciativa está sendo executada em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).
`O MEC, neste ano, já publica o edital de tablets, com produção local, totalmente desonerado de impostos, com aval do Ministério da Fazenda. A ordem de grandeza do MEC é de centenas de milhares. Em 2012 já haverá uma escala razoável na distribuição de tablets.