MEC divulga a nota do IDEB.

Em: 17 agosto, 2012
O que é o IDEB?

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Inep e em taxas de aprovação. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula.

Para que pais e responsáveis acompanhem o desempenho da escola de seus filhos, basta verificar o Ideb da instituição, que é apresentado numa escala de zero a dez. Da mesma forma, gestores acompanham o trabalho das secretarias municipais e estaduais pela melhoria da educação.

O índice é medido a cada dois anos e o objetivo é que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, tenha nota 6 em 2022 – correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos.

Veja os resultados das escolas de Lajes/RN

Rede Pública – 5º ano (4ª série)

Nas escolas que tem o Ensino Fundamental I, apenas o Marta Bezerra está acima da meta (4,0 – meta seria 3,2). O EEFOC ficou abaixo da meta (3,2 – meta seria 3,3). A Escola Monsenhor Vicente também ficou abaixo da meta (3,5 – meta seria 3,6). A Escola Olímpio Procópio aparece nesse quadro sem sua meta, pois a escola não tem mais o Ensino Fundamental I.
Vale lembrar que as escolas que obtiveram nota IDEB aumentaram suas notas em relação à última divulgação (2009).

Rede Pública 9º ano (8ª série)

No Ensino Fundamental II, o EEFOC caiu em relação a última divulgação, mas ainda continua acima da meta estipulada para 2011 (2,6 – meta seria 2,4). Em 2009 a média do EEFOC foi 4,0. A Escola Dr. Eloy de Souza subiu em relação à 2009, mas ficou abaixo da meta projetada (3,6 – meta seria 4,1). Mais uma vez a Escola Olímpio Procópio aparece sem sua nota IDEB 2011.

Veja um mapa geral do Município de Lajes

5º ano (4ª série)
9º ano (8ª série)
Vejam os relatórios das escolas em PDF