Mais de 99% dos Municípios alcançaram o mínimo de informações do IGD Saúde.

Em: 13 janeiro, 2011
Tags:

O resultado do cadastramento das informações de Saúde do Índice de Gestão Descentralizada (IGD na Saúde) foi divulgado. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) informa que o resultado obtido foi melhor do que o mesmo período de 2009 e que 99,6% dos Municípios conseguiram atingir o mínimo de 20% dos dados enviados.

O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, destaca a importância dos diversos alertas aos Municípios que a entidade lançou durante o ano para lembrá-los da obrigatoriedade. As informações foram registradas pelos gestores dentro do prazo estabelecido, e os Municípios receberão os recursos do Índice para auxílio na gestão do Programa Bolsa Família.

De acordo com levantamento da CNM, apenas 23 Municípios não alcançaram o mínimo de dados do IGD Saúde, o que representa 0,41% do total. Nestes, os recursos serão suspensos entre os meses de fevereiro e agosto deste ano. Mas, caso, a partir de fevereiro, estas prefeituras consigam obter o mínimo de 20% na coleta de informações entre fevereiro e julho poderão voltar a receber os recursos do IGD.

Esclarecimentos
As Condicionalidades, explica a CNM, são os compromissos assumidos tanto pelas famílias beneficiárias do Bolsa Família quanto pelo poder público para ampliar o acesso dessas famílias a seus direitos sociais básicos. Por um lado, as famílias devem cumprir com os compromissos para receber o benefício. Por outro lado, as condicionalidades também responsabilizam o poder público pela oferta dos serviços públicos de Saúde, Educação e Assistência Social.

Na área de Saúde, as famílias beneficiárias assumem o compromisso de acompanhar o cartão de vacinação e o crescimento e desenvolvimento das crianças menores de sete anos. As mulheres na faixa de 14 a 44 anos também devem fazer o acompanhamento e, se gestantes ou nutrizes (lactantes), devem realizar o pré-natal e o acompanhamento da sua Saúde e do bebê.

Cabe às prefeituras verificarem se os beneficiados pelo programa Bolsa Família estão cumprindo as condições para o recebimento do auxílio.

Matérias relacionadas

Prefeitura Municipal de Lajes - RN

Rua Ramiro Pereira da Silva, 17 - Centro - 59.535-000

CEP: 59513-000, LAJES - Rio grande do Norte

Horário de atendimento: Seg a Sex das 07h às 13h

Telefone: (84)3532-2627 / 3532-2197 / Fax: 3532-2367

NOSSOS CANAIS