# » 3 de agosto de 2017

Lajes sedia reunião do Comitê Gestor da Apicultura do RN

O município de Lajes sediou nesta quarta-feira (2), a reunião do Comitê Gestor da Apicultura e Meliponicultura do Rio Grande do Norte. O encontro acontece tradicionalmente nas mais diversas regiões do estado, trazendo características de congresso científico sobre a importância da atividade apícola no Brasil e no mundo.

Atividades, articulações, buscas por novas alternativas, trocas de experiências e a interação entre as regiões são os objetivos dos encontros, que acima de tudo, preza sempre pelo fortalecimento e pela união do segmento apícola.

A importância das abelhas para atividade rural, e principalmente, para produção de alimentos foi debatida, pois sabe-se que o comportamento das abelhas na polinização é de alta importância, sendo elas responsáveis pela participação em 33% da produção agrícola mundial.

As abelhas cumprem um papel infinitamente mais relevante que apenas produzir mel, são os melhores e mais eficientes agentes polinizadores da natureza, responsáveis pela reprodução e perpetuação de milhares de espécies vegetais, produzindo alimentos, conservando o meio ambiente e mantendo o equilíbrio dos ecossistemas.

O prefeito Marcão prestigiou o evento e saudou os participantes, ressaltando a importância que a atividade desempenha no tocante a produção de alimentos e no desenvolvimento da economia.

Os participantes foram recepcionados por servidores da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, entre eles, Gilson Nunes, membro da Federação dos Apicultores, produtor e um dos precursores do segmento no nosso município.

Estivem presentes o presidente da FARN, Chagas Pereira, diretor técnico e gestor de Apicultura do SEBRAE, João Hélio, representantes da Agência de Fomento do Estado (AGN), Fernando Varela e Liene Marques, do IDIARN, José Roberto, da EMATER, Dr Raul, presidente da AMEP, Erione Belém, presidente da Navy Tecnologia, Ítalo Lima, professores da UFERSA, Lionel Gonçalves e Kátia Gramado, e a professora da UFRN/EAJ, Gutineia Lira, além secretários municipais, convidados e apicultores de todas às regiões do Rio Grande do Norte.

Ver todas matérias

Buscar por assunto