Lajes inicia vacinação de adolescentes na mesma semana que zera casos de covid ativos no município

Em: 14 setembro, 2021

A Secretaria Municipal de Saúde recebeu o primeiro lote de vacinas destinadas a menores de 18 anos e iniciará a vacinação do grupo na próxima quarta-feira, dia 15 de setembro. Conforme orientado pelo órgão regional responsável, as primeiras doses devem ser aplicadas nos indivíduos de 12 a 17 anos que possuam alguma comorbidade, deficiência ou sejam privados de liberdade. A vacinação dos adolescentes começa dois dias depois da Prefeitura divulgar o boletim epidemiológico com números zerados de casos ativos e suspeitos na cidade.

A aplicação será realizada no período da manhã (das 9h às 12h), por zonas: o público das UBS Pedro Lopes e Clarisse Pereira deve procurar o Centro Pastoral; o público das UBS Luiz Lopes e Mariana Gomes, o Centro de Idosos;  e o público da zona rural, a UBS Aurita Moreira. É necessário estar acompanhado de responsável e levar: RG e CPF de ambos, comprovante de residência e comprovação da condição.

Nesta terça-feira (14), a partir das 19h, no Centro Pastoral, também haverá aplicação de D1, com repescagem para a população geral acima de 18 anos, que ainda não tenha se vacinado. E na quinta-feira (16), aplicação de D2 para todos que já estão aptos para recebê-la, das 9h às 12h, também no Centro.

Apesar da situação atual da pandemia no município, a Secretária de Saúde, Lillyane Menezes, alerta a população de que é imprescindível manter todos os cuidados e seguir avançando na imunização, para que o contágio continue sob controle. “Zerar os casos ativos e suspeitos foi uma grande vitória, mas sabemos que, enquanto o vírus não estiver erradicado totalmente, é uma situação passageira. Precisamos agir de forma preventiva, para que os casos não voltem a crescer. Por isso, a cooperação da população é fundamental: a vacina, o uso de máscaras e o distanciamento social salvam vidas. Vamos unir forças para vencer tudo isso!”, finaliza.