Lajes entra em faixa vermelha e decreta lockdown em todo território municipal

Em: 7 junho, 2021

Após se reunir virtualmente com a comissão formada por representantes de diversas categorias profissionais, a Prefeitura de Lajes determinou, na última sexta-feira (04), que a partir do dia 07 de junho, o município de Lajes entraria em lockdown, com o objetivo de conter o avanço do novo coronavírus pela cidade. O novo decreto proíbe a circulação de pessoas em qualquer horário do dia, exceto para realização de atividades essenciais; permite o funcionamento do comércio apenas por delivery; institui barreiras sanitárias nas entradas e saídas da cidade; entre outras coisas.

A medida já havia sido anunciada à população, através de decreto anterior, quando as autoridades sanitárias municipais traçaram um novo plano de enfrentamento à pandemia, baseado em faixas por cores. O documento explica o cálculo estabelecido para cada faixa do plano de combate, que foi feito com base em métricas dos meses anteriores e funciona como uma estratégia de controle dos números, bem como uma forma de deixar a população ciente dos passos seguintes a serem dados pela gestão. “Nós divulgamos dados do boletim epidemiológico diariamente nas redes sociais, e anunciamos aos cidadãos exatamente como fazer as contas para saber em que situação nos encontramos. Dessa forma, as mudanças de faixas não pegam ninguém de surpresa. Estamos trabalhando com total transparência nisso”, explica o prefeito Felipe Menezes.

O cálculo mostrou que o número de casos suspeitos e confirmados em tratamento no município de Lajes alcançou uma média superior a 80 no período de 21 de maio a 03 de junho. Isso fez com que fosse necessária a adoção de medidas mais rígidas na cidade. A Vigilância Sanitária e a Polícia Militar também estão ativas no trabalho de fiscalização, para garantir que as normas sejam cumpridas. O decreto da faixa vermelha tem validade de 07 a 20 de junho.

Prefeitura Municipal de Lajes - RN

Rua Ramiro Pereira da Silva, 17 - Centro - 59.535-000

CEP: 59513-000, LAJES - Rio grande do Norte

Horário de atendimento: Seg a Sex das 07h às 13h

Telefone: (84)3532-2627 / 3532-2197 / Fax: 3532-2367

NOSSOS CANAIS