IX Conferência Municipal de Assistência Social

Em: 2 agosto, 2017

A Prefeitura de Lajes, através da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social e do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), realizou no último dia 21 de junho, a IX Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema: “Garantia de direitos no fortalecimento do SUAS”.

Esse ano, a presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Ivaní Matias, foi uma das colaboradoras e conferencista, trazendo temas, orientações e explicações acerca dos eixos temáticos que norteiam o objetivo central dos debates, a atual conjuntura nacional e as possíveis mudanças na legislação brasileira, principalmente, as reformas trabalhista e da previdência, que implicam diretamente nas ações, direitos e conquistas do Sistema Único de Assistência Social.

O prefeito Marcão, anfitrião do evento, ressaltou o seu compromisso com a estruturação das equipes de trabalhos, com a gestão democrática, a busca pelo aperfeiçoamento das políticas públicas não contributivas geridas pelo município, assim como a incessante busca por novos programas e convênios que atenda a população.

A secretária da pasta, Valéria Pegado, explanou sobre as ações desenvolvidas durante o primeiro semestre, dando destaque as conquistas e incrementos de novos serviços oferecidos à população.

A Conferência foi aberta pela presidenta do Conselho, Cátia Rocha, e contou com a participação da primeira dama, Conceição Fernandes, do vereador Alderir Pereira (PRP), representando a Câmara Municipal, membros titulares e suplentes do conselho, secretários municipais, representantes da sociedade civil e convidados.

Ao final da plenária, foram apresentadas e encaminhadas propostas elaboradas pelos grupos de trabalho, bem como, a escolha dos delegados que representarão o Conselho Municipal de Assistência Social do município Lajes, na XI Conferência Estadual.