Inovação e avanços marcaram o ano de 2015

Em: 29 dezembro, 2015

20151229040557

O nosso município tem experimentado progressos em diversas áreas da administração e da vida de nossa população. Na saúde, inovamos com a realização de sequenciadas campanhas de combate a dengue por toda a cidade,  que contribuíram no processo de conscientização dos moradores sobre os cuidados a serem adotados. E na educação, com a utilização de novas tecnologias de apoio ao ensino e com a realização do I Festival Literário de Lajes, criando um referencial na região e desenvolvendo novos valores culturais.

Avançamos na retomada de obras que estavam paralisadas, criamos a Casa da Cidadania e na geração de emprego e renda, um novo caminho para o desenvolvimento econômico sustentável através da implantação do primeiro empreendimento industrial no setor têxtil.

Na convivência com as condições semi-áridas locais e principalmente de estiagem dos últimos 03 anos, intensificamos nossas ações no campo na geração de condições sustentáveis.

Como principais evidências dos resultados obtidos pela realização das ações, destacamos:

Crescimento na Educação

Segundo dados divulgados pelo Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB), que mostra a realidade da educação nos estados e municípios brasileiros, o Brasil possui um índice de 4,5, tendo o Rio Grande do Norte o índice 3,9. Ainda segundo o estudo, dentre os 167 município do nosso estado, Lajes encontra-se na 21ª posição, acima de grandes cidades como Natal, Macaíba e São Gonçalo.

FOTO DO CAIUm dos maiores e mais importantes investimento na educação se deu na reforma e ampliação do Centro de Ações Integradas Governador Geraldo Melo (CAI).

Após 25 anos de sua inauguração, o CAI teve uma reforma completa em suas estruturas, recebendo novos equipamentos, passando a ter novas salas de aulas, mais amplas, forradas e equipadas, possibilitando assim, um melhor desenvolvimento dos trabalhos de nossos professores e uma maior adequação das necessidades pedagógicas de nossos pequenos alunos. (Conheça as novas instalações do CAI)

O prédio ainda recebeu em suas instalações novos banheiros, dentro dos padrões exigidos pelo Corpo de Bombeiros, uma melhor acessibilidade, como também, uma nova rede de computadores.

tecnologia01Mais um importante investimento se deu no setor tecnológico, com a incorporação de 12 computadores interativos em 03 Unidades de Ensino, que além de suas atividades básicas, podem ser utilizados como um projetor multimídia, mas principalmente como lousa digital, transformando a superfície de projeção em quadro interativo.

Finalizando suas ações, a Educação realizou o I Festival Literário de Lajes, a FLILAJES, que reuniu personalidades importantes da cultura popular local e regional, sendo realizadas mesas literárias, exposições, oficinas, bate papo com escritores locais, trilhas pedagógicas e cortejo cultural.

flilajes03

Na saúde

Foi um ano bastante movimentado para o setor da saúde de nosso município. A Secretaria Municipal de Saúde realizou diversas ações voltadas para o bem estar da população lajense, abrangendo campanhas de combate a dengue até a realização da Semana do Bebê.

bebe01Outro momento marcante nas ações realizadas se deu através de uma parceria do Hemonorte com a Prefeitura Municipal de Lajes e Clínica Renascer, que resultou no abastecimento do estoque do banco de sangue do estado. Foi registrada a participação de 164 voluntários, onde 80 deles foram aprovados para realização da doação de sangue.

hemonorte01

Ocorreram ainda nos últimos 03 meses, campanhas voltadas para o combate ao câncer de mama, próstata e HIV, que tiveram uma grande participação da população.

novembro01

No esporte

A Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer deu continuidade aos projetos de investimento no esporte. Com a visão de desenvolver o esporte local, foram promovidos 09 eventos esportivos nas modalidades de futebol, futsal e vôlei.

esporte01

Lajes ainda recebeu durante o ano a realização da I Etapa da Taça RN, evento este voltado a modalidade de futsal, promovido pelo Governo do Estado e que reuniu a participação de diversas cidades do nosso estado.

A Secretaria também investiu na participação dos nossos atletas em eventos esportivos em todo o estado. JERN’S, JUVERN, Garoto Bom de BOLA (Sub-14), Copa Escolar de Futebol de Campo (Sub-17) e Campeonato Estadual de Futsal 2015.

Por fim, não poderíamos deixar de registrar que Lajes será uma das cidades do Rio Grande do Norte que receberá a Tocha Olímpica dos Jogos Olímpicos 2016.

Investimento em obras

obeas 02

Foram 18 obras concluídas, destacando-se entre elas a reforma do Centro de Ações Integradas Governador Geraldo Melo (CAI), a reforma das instalações prediais para receber a empresa Cabugi Confecções, assim como 12 casas populares para famílias lajenses, construídas através do programa habitacional da atual gestão do município, realizado com recursos próprios, denominado “Uma casas por mês”.

obrasPor último destacamos à construção da Casa da Cidadania, um prédio que abriga em suas instalações um total de 12 Conselhos Municipais, que oferecerá melhores condições de trabalho para os conselheiros e um ambiente sempre disponível para as demandas da sociedade. além da reforma e ampliação da nova sede da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Obras como a Praça Popular Francisco Canindé Costa, no entorno do Centro Comercial Marcelo Montoril, e o Ginásio de Esporte no assentamento Boa Vista que expande o esporte  para as comunidades rurais, completam a lista de obras entregues este ano.

Para o ano de 2016, obras importantes como o estádio Severino Moura do Vale, o Ginásio de Esportes na rua José Militão Martins, Centro de Artesanato, o Pórtico da cidade, a Ciclo-Faixa e Ciclo-via na RN 129, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), a Creche Municipal e a conclusão de mais duas Praças (Bairros Boa Esperança e Alto da Maternidade), estão na lista a serem concluídas.

Convivência no semiárido

feira01

O Poder Público Municipal, por meio de suas secretarias, tem procurado através da implantação de políticas públicas e o apoio de parceiros, criar condições inovadores e sustentáveis para implantar, apoiar e fortalecer os pequenos negócios, principalmente os da Agricultura Familiar e dos produtores rurais de pequenos animais.

RECUPERÇAO DE BARREIROS

Nesse sentido citamos o melhoramento permanente da infraestrutura produtiva dos agricultores familiares e produtores rurais, através da recuperação de barreiros, barragens subterrâneas e instalações de poços com kit’s solares, a criação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), para possibilitar a inclusão do produtor rural como fornecedor para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PENAE), e a criação da Feira da Agricultura Familiar, como canal de comercialização para o mercado local.

Inclusão Produtiva.Capacitação PNAE

Enfim, são iniciativas focadas na mudança cultural, na inovação e adoção de novas tecnologias desenvolvidas com parceiras públicos e privados, é que ajudaram a conviver cada vez melhor com as condições climáticas locais.

Instalação de poços com KIT solar

Conselhos Municipais

Duas eleições agitaram a sociedade lajense, uma ocorreu para eleger os novos conselheiros tutelares, através de processo de escolha unificado e outra para a escolha dos membros do Conselho de Previdência do Fundo de Previdência Social (CONPREV).

eleicao01

A primeira delas aconteceu no dia 04 de outubro, onde cerca de 2060 cidadãos foram às urnas eleger seus representantes no Conselho Tutelar.

A segunda ocorreu no dia 11 de novembro, no prédio da Prefeitura, onde os servidores públicos do Executivo e Legislativo, ativos e inativos, elegeram seus representantes para o mandato de 04 anos. Os servidores Erinaldo de Abreu e Jocelma Alves foram eleitos como representantes titulares do servidores ativos, e Fátima Damasceno como representante do servidores inativos (aposentados).

Geração de empregos

obras01Ao contrário da situação do estado do Rio Grande do Norte que ocupa o 2° lugar no índice de desemprego do país, conforme dados do penúltimo trimestre do país levantado pelo IBGE, Lajes inicia uma nova etapa no desenvolvimento econômico com a chegada da empresa Cabugi Confecções, empresa do setor têxtil de nosso estado, que após um período de capacitação da mão de obra local, proporcionou a contratação de 25 empregos diretos.

emprego03

Este setor tende a crescer neste ano de 2016, com a chegada de novas empresas.

Outro setor que tende a desenvolver a economia local com sua chegada é o da geração de energia eólica, com a implantação de algumas empresas nos próximos anos, notadamente um dos setores mais crescentes em nosso estado atualmente.

Empresas como Renova Energia, Natural Energia, DCT e Enerva Energia já realizaram diversos testes em nosso município.

Administração transparente

O site www.lajes.rn.gov.br é o canal de comunicação formal do Governo Municipal, e sua existência, assim como sua atualização diária, é uma exigência legal.

O site além de oferecer informações sobre a cidade, o Poder Público Municipal e suas ações, possui também um canal de comunicação formal interno da instituição, através da webmail, com domínio governamental, e possibilita, assim como, o funcionário público, fornecedores e a sociedade em geral, interagir, conhecer e acompanhar com transparência todos os atos do Poder Público.

Visite nosso site, conheça sobre o Portal da Transparência.

Em uma avaliação do Ministério Público Federal, que estudou os Portais da Transparência dos 5.568 municípios dos 27 estados brasileiros, mostrou que dentre os 167 municípios norte riograndenses, Lajes ocupa a 10° posição na transparência de gestões administrativas, com uma pontuação de 6,5 pontos.

A análise levou em conta os aspectos legais e boas práticas de transparências, com base em questionários elaborados pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA).

transparencia01

Finalizando, temos plena consciência do nosso dever e a certeza que estamos trabalhando para aperfeiçoar cada vez mais a nossa administração, buscando cumprir nossas obrigações constitucionais e produzir os avanços cada vez mais satisfatórios para a cidade e toda a população.

Matérias relacionadas

Prefeitura Municipal de Lajes - RN

Rua Ramiro Pereira da Silva, 17 - Centro - 59.535-000

CEP: 59513-000, LAJES - Rio grande do Norte

Horário de atendimento: Seg a Sex das 07h às 13h

Telefone: (84)3532-2627 / 3532-2197 / Fax: 3532-2367

NOSSOS CANAIS