Dia Nacional de Combate ao Câncer

Em: 2 dezembro, 2017

A Portaria do Ministério da Saúde GM nº 707, de dezembro de 1988, instituiu o Dia Nacional de Combate ao Câncer com a finalidade de mobilizar a população quanto aos aspectos educativos e sociais no controle do Câncer.

Em Lajes, a Secretaria de Saúde empenha-se na aplicação de programas e políticas públicas que preconizam o combate e a prevenção ao Câncer, realizando investimentos na infraestrutura das suas unidades de saúde, nos transportes que são usados para condução de pacientes aos seus respectivos centros de tratamentos, realização de campanhas educativas com efetivação de exames que contribuem para o diagnóstico precoce da doença, entre outras ações.

A Prefeitura de Lajes vai além da exigência constitucional, aplicando entre 18% e 20% dos seus recursos na área da saúde, quando o percentual exigido é de 15%. O município dispõe de 5 equipes do Programa Saúde da Família (PSF), estando com um número superior ao exigido pelo Ministério da Saúde, todas compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, auxiliares de saúde bucal e agentes comunitários de saúde.

O Município arca com o custo de 80% do Hospital Maternidade Aluísio Alves (Prestador de Serviços), dispondo ainda de um laboratório, 3 bioquímicos, auxiliares de laboratórios e uma equipe completa do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), com farmacêutico, assistente social, fisioterapeuta, psicólogo, fonoaudiólogo, nutricionista e profissional de educação física, além de um serviço de vigilância sanitária com técnicos e 10 agentes de endemias.