O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
# » 20 de dezembro de 2017

Concurso Público é aprovado em Câmara Municipal

Enfrentando e superando com serenidade a maior crise financeira já vivenciada pelos pequenos municípios do Rio Grande do Norte, a Prefeitura de Lajes destaca-se, e mais uma vez, dando exemplo de austeridade e responsabilidade, sancionou na última segunda-feira (11), a Lei Complementar 008/2017, que dispõe sobre à autorização para realização de Concurso Público no nosso município. O Projeto de Lei foi aprovado de forma democrática pela maioria absoluta do Poder Legislativo, cumprindo com rigor todos os trâmites legais que o processo requer. Serão ofertadas 79 vagas, (sendo 08 destinadas a postulantes com necessidades especiais) distribuídas em atividades-fim nas mais diversas áreas da administração pública. O concurso ainda não tem data para realizar-se, ele atenderá uma demanda de profissionais necessários para o cumprimento das obrigações dos serviços públicos nas áreas de Saúde, Educação, Finanças, Agricultura, Administração, Arte e Cultura.

O prefeito Marcão e o presidente da Câmara, vereador Mael Quirino, representando os demais vereadores da base do Governo que votaram a favor do Projeto de Lei, se declararam orgulhosos e felizes pela concretização deste pleito, haja vista o déficit de arrecadação, remuneração e de receitas recebidas pela Prefeitura de Lajes nos últimos anos de crise. O prefeito enfatiza que apesar das perdas crescentes e da imensa dificuldade de articulação política para arregimentar emendas parlamentares e verbas federais, a Prefeitura realizou um estudo técnico criterioso e detalhado, pautado pela legalidade, constitucionalidade e principalmente, pelo controle financeiro e fiscal do erário público, respeitando primeiramente a necessidade elementar de continuar oferecendo um dos melhores serviços de Educação, Saúde, Agricultura e finanças do ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, e continuar obedecendo de forma responsável a LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL.

Em Lajes, se constata o melhor ensino básico e fundamental da Região Central e um dos melhores do estado, uma das menores taxas de evasão escolar do país, o melhor e mais eficiente serviço de saúde da Região Central, premiado e que serve de modelo para outras cidades. O município executa com máxima eficácia as suas responsabilidades no tocante a proteção social básica, investe, capacita, fomenta e promove o desenvolvimento econômico do município, regula e norteia todas as ações de enfrentamento a crise hídrica promovida pelo drama da SECA, e hoje, encontra-se entre os 100 municípios mais eficientes do Brasil, segundo pesquisa realizada pelo JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO.

A Prefeitura de Lajes tem um gestor capacitado, experiente, dedicado e que vivencia o dia a dia do município e da administração pública a mais de 30 anos, conhecendo suas necessidades e o que é possível se realizar, compreendendo os anseios e o desejo da população por vagas e oportunidade de emprego, no entanto, cumpre com a certeza da compreensão de todos, a difícil tarefa de aplicar e administrar recursos que são insuficientes para atender todas as pretensões e demandas, deixando a cargo das exigências legais e fiscais o melhor acesso para execução dos serviços que mais se adequam para atender às necessidades da população.

A modernização e a necessidade de adaptar-se ao Projeto de Lei 4.302/1998, que foi aprovado pelo Congresso Nacional, e que regulamenta atividades-fim e atividades-meio na forma de terceirização, exigiu o ajustamento das ofertas de cargos e vagas, principalmente nos cargos das atividades-meio, o que preconiza por parte da atual gestão, a melhor forma de manter a empregabilidade para cidadãos nativos e residentes no nosso município, além das recomendações dos tribunais superiores e a falta de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre os municípios, para realização de concursos de forma sistemática, no mesmo dia e no mesmo horário, o que garantiria maiores possibilidades de ingresso de postulantes oriundos do próprio município.

O prefeito Marcão e o vice-prefeito Márcio Nunes, assim como todo corpo técnico e jurídico da administração, estão cientes da imensa responsabilidade para com todos que residem, trabalham e fazem de Lajes, com orgulho, a sua cidade. E não será neste momento, por razão do oportunismo político de alguns, que eles irão sucumbir. A aspiração pelo dever e pelo cumprimento das obrigações são as principais razões de estarem hoje a frente desta cidade, e assim será, enfrentando e superando juntos, todas as dificuldades para fazer do amanhã sempre melhor.




Ver todas matérias

Buscar por assunto
Mais saúde EDUCAÇÃO Obra HABITAÇÃO Capacitação Combate Saúde Qualificação Pagamento Visita Cidadania Investimento PrevLajes Transparência Comunicado Obras Turismo Viagem Desenvolvimento Esporte SEMUS Empreendimento Agricultura SEMTHAS Ação FLILAJES Incentivo Encontro Economia Resultados
 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras