SEMAPA inicia atendimento veterinário itinerante na zona rural de Lajes

Após encerrar a 1ª Semana da Proteção Animal, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal (SEMAPA) deu início às ações itinerantes de atendimento veterinário na zona rural de Lajes. Utilizando o trailer veterinário e contando com o apoio da equipe técnica da secretaria, a iniciativa aproxima os serviços públicos das comunidades mais distantes.

O trabalho é voltado, principalmente, para animais de grande porte, como bovinos, equinos e ovinos.

Equipe técnica da SEMAPA conversa com produtor rural durante atendimento aos animais de grande porte na comunidade Molungú.
Equipe técnica da SEMAPA conversa com produtor rural durante atendimento aos animais de grande porte na comunidade Molungú.

A primeira comunidade beneficiada foi Molungú, na área norte do município, na última quinta-feira (23). As ações incluíram cuidados de rotina, vacinação, manejo reprodutivo e orientações voltadas à prevenção de doenças. Uma equipe de agentes de endemias também participou da atividade, aplicando vacinas em cães e gatos da localidade.

Durante os atendimentos, os profissionais repassaram orientações sobre os tipos de vacinação adequados para cada espécie, controle de parasitas internos e externos, além de boas práticas de manejo animal.

A coordenadora de Proteção Animal da SEMAPA, Ceiça Silva, destacou a importância da ação itinerante no município:

“Nossa meta é cobrir as principais localidades de Lajes, levando orientações e cuidados aos animais do campo”, afirmou.

A próxima etapa do projeto está prevista para a quarta-feira (29), na comunidade Três de Agosto, onde a expectativa é de um número maior de atendimentos, devido à concentração de moradores na região.

As próximas comunidades que receberão o atendimento itinerante serão Boa Vista e o Distrito de Firmamento.