Ensino Infantil, nas trilhas da leitura

Em: 22 maio, 2018

A Secretaria de Educação e Cultura, por meio das Escolas de Educação Infantil do nosso município, apresentou para a comunidade escolar e para a comunidade geral, o projeto: “Ensino Infantil, nas trilhas da leitura”. Desde o maternal I ao II período, cujos temas: “Canções” e “Parlendas”, foram vivenciados pelas crianças ao longo do trimestre, e através da culminância foram apresentados pelos mesmos num evento cultural e artístico de forma lúdica e prazerosa.

As cantigas que aprendemos na infância ficam em nossa memória e se tornam parte de nós, juntas, canção e brincadeira, convidam ao movimento, ou seja, ele para adormecer, seja para despertar, e podem ser transmitidas de geração em geração. Como também os textos poéticos, nos quais a intencionalidade estética da linguagem é primordial, são construídas com base na palavra, explorando-se ao máximo as suas propriedades: ritmo, sonoridade, significado, forma dos caracteres etc… Fazem parte desse grupo os textos que privilegiam o jogo com as palavras: quadrinhos, trava-língua e parlendas, entre outros.

Os tempos mudam, a sociedade tornou-se cada vez mais complexa, mas algumas tradições orais culturais permanecem. Dentre as possíveis razões pelos quais as canções e brincadeiras, parlendas de antigamente resistem ao tempo.

Matérias relacionadas

Prefeitura Municipal de Lajes - RN

Rua Ramiro Pereira da Silva, 17 - Centro - 59.535-000

CEP: 59513-000, LAJES - Rio grande do Norte

Horário de atendimento: Seg a Sex das 07h às 13h

Telefone: (84)3532-2627 / 3532-2197 / Fax: 3532-2367

NOSSOS CANAIS